Participação da Internet na Venda de Imóveis Cresce


O canal de vendas online tornou-se uma extensão importante para as incorporadoras, construtoras e imobiliárias, representando fatias vultosas nas vendas contratadas. Estima-se que pelo menos 70% dos negócios iniciam com um contato pela internet e culminam na assinatura do contrato. Interessadas em não perder oportunidades para parceiros de comercialização, as incorporadoras investem na adoção de novas tecnologias e expansão da equipe de corretores para ficar de plantão para esclarecer as dúvidas dos consumidores. 

Equipe Online da Eduardo Imóveis

"A internet se firmou como um canal importante para as empresas, onde o público busca as primeiras informações sobre o imóvel que deseja adquirir. Não há registro de volumes significativos de vendas no segmento, mas a ferramenta é peça-chave na estratégia da companhia para aumentar a velocidade de vendas", diz Luiz Fernando Gambi, diretor de Comercialização e Marketing do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP). 

Na mineira MRV Engenharia, as vendas online representam 40% das concretizadas pela equipe interna da incorporadora e construtora. Segundo Rodrigo Resende, diretor de Vendas e Marketing, a participação dos corretores próprios da empresa nas vendas deverá aumentar dos atuais 60% para até 80% no ano que vem. Durante o evento MRV Day, o executivo disse que os jovens que buscam o primeiro imóvel são os principais clientes desse canal. "Antes passávamos essa venda para ser concluída por uma imobiliária parceira, mas investimos em um sistema próprio e isso mudou." 

A venda online é mais barata para a incorporadora, tanto que a equipe de vendas pela internet chega a 200 consultores, e o time de vendas nas lojas próprias totaliza 1.763 corretores no acumulado de janeiro a outubro, um avanço de 71,16% ante o mesmo período de 2011, com 1.030 funcionários. O diretor do Secovi-SP avalia que a decisão das incorporadoras de estruturar uma equipe interna é estratégia para não depender apenas das informações de mercado fornecidas pelas imobiliárias, que estavam com a maior fatia nas vendas.

Fonte: Valor Econômico